29/09/2010

DATA FOLHA

Diretor do Datafolha comenta queda de Dilma
Para Mauro Paulino, não é possível garantir que petista levará Presidência da República no 1º turno
“Faltando menos de uma semana para a eleição nacional, o Instituto Datafolha divulgou nova pesquisa sobre a intenção de voto para a Presidência da República. Segundo este levantamento, Dilma Rousseff, do PT, caiu de 49% para 46% (51% dos votos válidos), enquanto José Serra, do PSDB, manteve os 28% (32% de votos válidos) e Marina Silva, do PV, subiu de 13% para 14% das intenções de voto (16% dos votos válidos).
Entrevistado por Anchieta Filho durante o Jornal da Manhã, Mauro Paulino, diretor do Datafolha Mauro Paulino, diretor do Datafolha, destacou que não é mais possível garantir uma vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno, pontuando que existem semelhanças com as últimas duas eleições presidenciais, uma vez que em 2002 e 2006, Luiz Inácio Lula da Silva tinha percentuais de votos válidos perto dos 50% (nos dois casos, ocorreu o segundo turno).

Paulino disse que a primeira queda da petista ocorreu no meio do mês, logo depois da denúncia de tráfico de influência envolvendo Erenice Guerra, que era a ministra-chefe da Casa Civil. Patrick Santos perguntou sobre o papel de Marina Silva que, para alguns analistas, teria papel semelhante ao desempenhado por Heloísa Helena em 2006.

Segundo o diretor do Datafolha, a candidata do PV é a surpresa da eleição, está crescendo a cada pesquisa e já apresenta metade das intenções de voto de José Serra, conseguindo atrair eleitores nas parcelas de maior renda e escolaridade, o que não acontece com o tucano. Mauro Paulino lembrou que, pelo último levantamento, 7% dos entrevistados ainda estão indecisos, enquanto outros (“em torno de 20%”, explicou) escolhem seus candidatos, mas ainda podem trocar o voto”.

LINKEDIN